Como Fazer Promoção no Instagram?

Quer aprender a como fazer promoção no Instagram e, com isso, conquistar novos seguidores a cada dia? Então você precisa aprender a elaborar um bom projeto de divulgação.

Afinal, não basta simplesmente elaborar o sorteio e lançá-lo de “qualquer jeito”. É preciso pensar na estratégia que melhor impacte os seus seguidores, bem como chame a atenção para novos fãs (aprenda como ganhar muitos seguidores no Instagram).

Se este é o seu objetivo, então lhe convidamos a seguir em nosso guia de hoje. Nele vamos lhe ensinar a como fazer promoção no Instagram de forma consistente e que gere bons resultados para a sua marca. Acompanhe as informações a seguir e mão na massa:

 

Como fazer promoção no Instagram?

Há quem acredite que saber fazer promoção no Instagram é algo difícil. Outros afirmam que é muito fácil, já que é preciso “apenas criar regras e divulgar algum produto”. Porém, ambos os pensamentos estão equivocados.

Acontece que, saber fazer promoção no Instagram requer sim alguns conhecimentos, mas nada que torne a execução desta tarefa muito difícil – bem como muito fácil. Desse modo, basta você seguir as considerações que separamos para você, e assim garantir que a sua promoção atinja bons resultados.

 

Escolha um bom prêmio para o seu público

O primeiro passo para ter um bom rendimento com a sua promoção no Instagram, é estabelecer um bom prêmio para o seu público. Ou seja, não dá para simplesmente sortear “qualquer coisa”.

O produto precisa agregar algum valor para os seus seguidores, sendo algo útil e interessante. Podendo ser um livro, caso o seu público seja feito de leitores, bem como pode ser um utensílio doméstico – considerando o poder de utilidade do produto.

Desse modo, é preciso que você conheça quem é o público que você já tem, bem como conheça a persona que você quer atingir. Ou seja, conheça o tipo de usuário que você quer que veja a sua empresa e a sua marca.

A partir disso, torna-se mais plausível e facilitada a escolha do produto para sortear.

 

Estabeleça um meio de sorteio

Escolher o meio que será utilizado para o seu sorteio é tão importante quanto o produto que será sorteado. Afinal, o seu público interage mais com você de que forma? A partir dos stories? Dos comentários? Ou apenas curtindo as suas publicações?

Desse modo, veja as opções disponíveis para o seu sorteio e escolha a melhor possibilidade para a sua marca:

  • Hashtags: Você pode pedir, nos critérios do seu sorteio, que os usuários compartilhem publicações utilizando a hashtag da sua campanha. Com isso, novas pessoas são alcançadas com a ideia e você estabelece um maior engajamento. Porém, é possível que menos pessoas aderem a este tipo de campanha, uma vez que precisarão “se dar ao trabalho” de criar uma nova publicação no feed.
  • Curtidas: As curtidas são a forma mais simples de engajar o público em qualquer sorteio. Uma vez que, não há nada mais simples do que apenas curtir uma foto, certo? Porém, isso não significa que as contas estarão engajadas, de fato, com o seu conteúdo. É preciso pensar em um complemento: se a campanha for feita a partir da opção de curtidas em publicação, acrescente a possibilidade de o usuário apenas participar se o mesmo deixar um comentário no post. Assim o seu trabalho em sortear é facilitado, e o engajamento é maior.
  • Marcando amigos: Que tal ainda complementar a opção de comentários com a tática de marcar amigos? Assim você irá atingir novas pessoas que, organicamente, talvez demorasse muito tempo para conquistar. Aumentando a sua visibilidade e conquistando seguidores. É possível ainda complementar com esta regra: apenas quem comentar, curtir e seguir é que está concorrendo ao prêmio. E como estas opções são rápidas e fáceis, as pessoas podem se sentir mais convidadas em participar (dependendo do quanto o prêmio chama a atenção, ok?).
  • Stories: Por fim, existe a opção de fazer uma campanha no Instagram de uma forma diferente das demais, não requerendo curtidas ou comentários, apenas a opção de seguir. Porém, pode ser um pouco mais trabalhoso para você! Considerando que, enquanto as outras opções apresentam a alternativa de sortear a partir de plataformas que contabilizam os comentários, nesta opção você terá que fazer tudo de maneira manual. Ou você decide escolher um número para cada participante, ou a promoção deixa de ser sorteio e passa a ser algo mais voltado para um concurso, onde você visita perfil por perfil e seleciona o usuário escolhido. Em suma, a opção de stories consiste em você, enquanto marca, compartilhar um stories com as regras da promoção, solicitando aos participantes que compartilhem sua história, nos stories deles, marcando a sua empresa.

 

Estabeleça regras fáceis e claras

Agora que você já escolheu a melhor forma de impactar o seu público, a partir de uma das opções do Instagram para sorteios, é hora de estabelecer as regras. Portanto, é preciso que as mesmas sejam planejadas minuciosamente, a fim de garantir a clareza e a facilidade do entendimento.

Afinal, você quer impactar as pessoas, de uma forma rápida e leve, não é mesmo? Por esse motivo, não abuse na quantidade de regras! Pois as pessoas podem acabar achando algo muito dificultoso, e desistem de participar da promoção.

Portanto, crie, no máximo, três regras para cada promoção. E explique-as da forma mais simples possível, sem incrementar com muitos macetes ou segredos para concorrer. Lembre-se: as pessoas estão fazendo um favor em te seguir e participar da sua campanha, elas precisam ser o foco de toda a sua produção, ok? E não você ser o foco da produção.

Faça com que elas percebam a facilidade em concorrer ao incrível prêmio que você preparou.

 

Utilize ferramentas para sortear

Agora que você já montou toda a sua promoção no Instagram, é hora de usufruir de ferramentas que podem lhe ajudar a sortear o ganhador. Para isso, é necessário que a regra dos comentários faça parte da sua campanha, uma vez que o aplicativo sorteia a partir dos comentários da publicação que você escolher.

Para isso, basta você:

  1. Acessar o site Sorteio no Instagram;
  2. Em seguida, digitar o nome de usuário e o seu e-mail;
  3. Feito isso, selecione a publicação da sua promoção;
  4. O sistema irá contabilizar todos os usuários e comentários contidos naquela publicação;
  5. Em seguida, você terá uma lista com todos os usuários e cada um deles receberá uma numeração;
  6. A partir disso, você poderá fazer o sorteio propriamente dito, clicando em “Sortear um número”;
  7. O número que for sorteado é o vencedor da sua promoção! Basta você tirar um print da tela e compartilhar com os seus seguidores o resultado.

 

Agora que você já sabe como fazer promoção no Instagram, é hora de utilizar a sua criatividade e preparar as melhores campanhas para os seus seguidores! Certamente o resultado será satisfatório, e você poderá contar com um maior engajamento e interações em seu Instagram. Aposte nesta possibilidade e depois nos conte quais foram os resultados.

Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *