como usar o instagram

Como Usar o Instagram?

Quer aprender a como usar o Instagram e aproveitar ao máximo as funcionalidades desta mídia social tão falada? Então acompanhe o nosso artigo de hoje!

Pois nele vamos te ensinar, passo a passo, como usar o Instagram para compartilhar os seus melhores momentos, bem como para compartilhar o seu cotidiano de maneira geral.

Para isso, já tenha o seu celular ou tablet em mãos, e vamos lá!

 

Como usar o Instagram?

Usar o Instagram é simples e fácil e, em pouco tempo, já é possível você adquirir prática suficiente para manuseá-lo.

Porém, o primeiro passo para aprender a utilizar o Instagram é conhecendo as duas formas de compartilhamento que a plataforma disponibiliza. São elas:

  • Publicações no feed: O feed nada mais é do que a sua “linha do tempo” ou então “perfil” no Instagram. Lá ficarão registradas todas as suas fotos, e quem visitar o seu perfil terá acesso a elas, podendo curti-las, comentá-las, etc. Da mesma forma, você receberá, em sua página inicial, as fotos e vídeos mais recentes dos seus amigos. Podendo, da mesma maneira, curtir e comentar em cada uma delas. Ou então, caso queira visualizar fotos mais antigas das pessoas que você segue, basta visitar o perfil delas. Em suma, as publicações no feed se baseiam por fotos – editadas ou não – que permanecerão expostas em seu perfil por tempo indeterminado (ou para sempre, caso você não as exclua).
  • Stories: No caso dos stories é um pouco diferente. Enquanto que nas publicações do seu perfil as mesmas permanecem disponíveis por tempo indeterminado, nos stories há um limite de tempo. Os seus seguidores poderão visualizar, no topo do feed de notícias deles (página inicial), as suas stories. Elas, por sua vez, permanecem disponíveis apenas por 24 horas. Passado este tempo, suas fotos ou vídeos compartilhado nos stories desaparecerão. Sendo assim, uma funcionalidade da plataforma que disponibiliza o compartilhamento de acontecimentos mais corriqueiros. Por exemplo, um vídeo de uma festa que você está, uma foto de algo interessante que aconteceu, uma imagem da sua mesa de trabalho, etc. Em suma, enquanto as publicações dizem respeito a algo mais específico, como fotos de uma viagem, os stories são mais democráticos: que tal gravar um vídeo de você indo viajar?

Agora que você já conheceu as duas formas de compartilhamento de imagens e vídeos, é hora de aprender a usar cada uma delas. Mas primeiro, vamos instalar o Instagram e criar o seu perfil, ok? Veja a seguir:

 

Instalando o Instagram e criando a sua conta

Para instalar o Instagram, você precisará:

  1. Baixar o aplicativo: Acesse a loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Loja Google Play);
  2. Pesquise pelo aplicativo “Instagram” e clique em “obter”.
  3. O seu Instagram será baixado e instalado logo em seguida.

Feito isso, é hora de criar a sua conta na plataforma:

  1. Abra o aplicativo do Instagram;
  2. Crie uma conta clicando na opção “Cadastre-se” ou “Sign up” no canto inferior direito da tela;
  3. Preencha os campos solicitados, com e-mail, nome completo e, se desejar, escreva um pouco sobre quem você é no campo “Sobre”.
  4. Clique em continuar.
  5. Agora você já tem o seu perfil no Instagram e poderá seguir amigos, familiares, famosos, etc. Para seguir, basta você clicar em “seguir” ao lado do nome dos usuários sugeridos pelo Instagram, ou então, pesquise o nome de conhecidos e siga-os logo depois. Assim que você seguir alguém, as publicações desta pessoa começarão a aparecer em sua página inicial.
  6. Pronto! Agora vamos aprender a utilizar as duas funcionalidades do Instagram.

 

Como usar o Instagram para compartilhar publicações

Compartilhar publicações no Instagram é bem simples e prático. Com o tempo, você vai adquirindo cada vez mais habilidades em edição de imagens, por exemplo.

  1. Abra a opção de câmera do Instagram, clicando no ícone representado pelo “+”, no canto inferior da página.
  2. Em seguida, a câmera irá abrir e você poderá fotografar o que quiser. Ou então, clique em “galeria” e adicione uma foto da galeria do seu celular ao Instagram.
  3. Escolhida a foto, ou então, fotografado o momento, clique em “avançar”.
  4. Você chegará à tela de edição de imagens. Lá você terá acesso aos filtros do Instagram e, clicando em cada um deles, você perceberá a mudança na sua foto. Ou então, caso queira uma edição mais avançada, clique na opção “editar” logo abaixo na tela.
  5. Novas ferramentas surgirão, e você poderá clicar em cada uma delas para editar a sua foto. Por exemplo, clique em “brilho” e arraste a bolinha que aparece na tela. Quanto mais para direita você arrastar, mais brilho a imagem terá. Quanto mais para a esquerda, menos brilho. Dessa forma, vá experimentando combinações com todas as ferramentas disponíveis. Sempre que finalizar com alguma delas, clique em “concluído”. Ou caso queira cancelar a edição, clique em “cancelar” e prossiga na sua produção.
  6. Assim que a sua foto estiver editada do jeito que você deseja, clique em “avançar” no canto direito superior da tela.
  7. Em seguida, uma nova tela aparecerá. Nela você poderá escrever a legenda da sua foto; marcar amigos na publicação (clicando em “marcar pessoas”); adicionar localização (clicando em “localização”) e escolher a opção de compartilhar em outras plataformas, como Facebook e Twitter.
  8. Preenchido os campos que você achar necessário, clique em “avançar” novamente.
  9. Pronto! Sua primeira foto já terá sido publicada.

 

Como usar o Instagram para compartilhar stories

Agora que você já publicou a sua primeira foto (ou vídeo) no feed do Instagram, é hora de aprender a utilizar a opção “stories”. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Clique na opção de adicionar stories, na sua página inicial, no canto superior esquerdo da tela. O ícone é representado por uma pequena câmera, ao lado do nome “Instagram”.
  2. Em seguida, uma nova tela irá aparecer. Aqui você poderá escolher a opção de “boomerang” (foto com efeito de gif); normal (foto ou vídeo “normal”); ao vivo (para fazer uma transmissão ao vivo); superzoom (para dar zoom no seu vídeo); rebobinar (para publicar um vídeo de trás para frente). Ou então, abra alguma foto ou vídeo que já está no seu aparelho, arrastando o dedo de baixo para cima, na tela inicial do Stories.
  3. Assim que escolher a opção de publicação, seja um arquivo de mídia do seu aparelho, ou uma nova foto ou vídeo diretamente no aplicativo, é hora de editar a sua produção.
  4. Para utilizar os filtros, basta arrastar o dedo da direita para a esquerda, quantas vezes quiser até chegar ao filtro desejado. Em seguida, arraste o dedo de baixo para cima, e usufrua das opções de adicionar gif, hashtag, pergunta, adesivo, etc. A única regra neste momento é utilizar a criatividade!
  5. Em seguida, clique em “avançar” e pronto! A sua publicação já estará no ar, por até 24 horas.

Viu só como é simples? E quanto mais vamos publicando e editando, melhores vão ficando as nossas fotos e vídeos, e mais seguidores vamos conquistando (aprenda como ganhar seguidores no Instagram)! Aposte nesta plataforma e compartilhe os seus melhores momentos a partir de hoje.

Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *