Como Usar o Instagram Stories

como usar o instagram stories

Aprenda a como utilizar o Instagram Stories e usufrua de todos os benefícios que este tipo de publicação pode gerar no seu perfil!

Pois sabemos que, por ser algo mais pessoal, os stories acabam por impactar mais as pessoas, engajando-as ainda mais com o seu conteúdo.

Desse modo, saber como utilizar cada opção desta ferramenta é crucial para ter bons resultados no Instagram.

No nosso guia de hoje vamos lhe ensinar, de maneira simplificada, cada uma das ferramentas que o stories apresenta.

A partir disso, usufrua de resultados consistentes, seguidores engajados (aprenda como ganhar seguidores) e um maior impacto da sua marca ou empresa.

 

Como usar o Instagram Stories?

Para utilizar o Instagram stories é bem simples. Basta você:

  1. Abrir o aplicativo do Instagram no seu celular;
  2. Na página inicial, clique no ícone representado por uma câmera, no canto esquerdo superior, em cima da sua foto;
  3. A câmera dos stories estará aberta;
  4. Escolha a ferramenta que deseja utilizar (normal, texto, boomerang, etc), deslizando o dedo de um lado para o outro, dentre as opções;
  5. Assim que escolher a opção, é hora de fazer a sua foto ou a sua filmagem;
  6. Quando finalizar a edição, clique em “seu stories” e pronto! Seu primeiro storie já estará no ar.

Agora você já sabe como postar uma foto ou vídeo nos stories, porém, ainda possui dúvidas quanto às funcionalidades desta ferramenta? Abaixo vamos lhe ensinar, uma a uma, como funcionam e como deixar  os seus stories ainda mais interessantes e criativos.

 

Quais ferramentas posso utilizar nos stories?

Existem diversas maneiras de elaborar os stories do seu Instagram. O que não faltam são formatos e funcionalidades que podem deixar a sua história ainda mais bonita e interessante.

No entanto, é necessário conhecer, detalhadamente, cada uma das opções propostas pela plataforma, a fim de garantir bons resultados com suas publicações. Sendo assim, conheça cada uma delas a seguir:

 

Texto

A opção de texto nos stories é bem simples, e você poderá editar a cor do fundo, a fonte do texto bem como incrementar com filtros, deslizando o dedo da esquerda para direita.

Essa opção é para quem pretende “passar um recado” para os seus seguidores, de forma simples e rápida.

Porém, lembre-se que cada imagem ou vídeo nos stories tem a duração de apenas 15 segundos, o que significa que o seu texto ou frase não pode ser muito longo, ok? Pois sabemos que existe a funcionalidade de “pausar” os stories (pressionando o dedo em qualquer parte da tela do celular), mas poucas vezes vamos pausar para ler algo longo, considerando que o Instagram é, em suma, um “lazer” nas horas vagas.

 

Transmissão ao vivo

Outra forma de utilizar os stories é fazendo uma transmissão ao vivo. Aqui não haverá limite de “tempo”, e os seus seguidores poderão visualizar o seu vídeo quando quiserem (considerando a permanência de 24 horas no ar, ok?).

Esta ferramenta possibilita que você interaja com os seus seguidores, transmitindo algo interessante para os mesmos. Ou então, simplesmente converse com eles sobre determinado assunto.

Porém, lembre-se de proporcionar conteúdo interessante, pois a live requer tempo e fixação do usuário, o que faz com que o conteúdo necessite ser “melhor do que nunca” para manter o engajamento.

 

Normal

Na opção “normal” você pode filmar ou fotografar momentos do cotidiano. Para gravar, basta manter o dedo pressionado na “bolinha” na parte inferior da tela.

No caso da fotografia, um clique neste mesmo botão já basta. Este é uma das formas de usar os stories mais comum. A maioria das pessoas utiliza a opção “normal” para criar as suas produções.

 

Boomerang

O boomerang, como o próprio nome já diz, proporciona vídeos curtos de “vai e vem”. Dando a impressão de que produzimos um gif.

Perfeito para gravar um pulo, uma dança, uma careta, etc. O que vale aqui é a criatividade para impactar os seus seguidores da forma certa.

 

Rebobinar

A opção de rebobinar é perfeita para criar o efeito de “trás para frente” em um vídeo. Proporcionando resultados incríveis com, por exemplo, algum líquido sendo derramado.

Sendo mais uma opção que requer muita criatividade para produzir um vídeo interessante e bastante chamativo para os seus seguidores.

 

Mãos Livres

Lembra quando mencionamos que, na opção normal, você precisa manter o botão pressionado para gravar o seu vídeo? No caso da funcionalidade “mãos livres”, isso não é necessário.

Basta você clicar no botão na parte inferior da tela e gravar o seu vídeo curto livremente, sem se preocupar em ficar pressionando o botão. Facilitando, dessa forma, a filmagem em alguns casos específicos onde o dedo poderia “escorregar” ou escapar do botão.

 

Super zoom

O super zoom, como o próprio nome já diz, proporciona a aproximação de um ponto específico do vídeo. Por exemplo, você trabalha com maquiagem? Use o super zoom para aproximar o detalhe no esfumado, por exemplo.

Ou então, utilize o super zoom para aproximar a fachada da sua empresa. Enfim! Possibilidades não irão faltar para os seus stories.

 

Funcionalidades

Agora que você já conheceu cada uma das ferramentas dentro dos stories, é hora de conhecer todas as funcionalidades que ambas apresentam. E assim, usufruir de stories ainda mais divertidos, criativos e únicos!

Para acessá-las, basta tirar a sua foto ou gravar o seu vídeo e, em seguida, deslizar o dedo de baixo para cima. Diversas funcionalidades irão aparecer, a fim de que você deixe a sua história ainda mais interessante. Veja as opções:

  1. Gif: Aqui você poderá pesquisar Gifs e utilizá-los como “figurinhas” nos seus stories, independente se for foto ou vídeo.
  2. Enquete: Quer fazer alguma pergunta aos seus seguidores? Utilize a opção de enquete para deixar os seus stories ainda mais interativas e interessantes.
  3. Hashtag: Abuse de hashtags para atingir ainda mais usuários do Instagram, a partir dos stories. Assim você aumenta a visibilidade do seu perfil, conquista mais engajamento e alcança novos seguidores a cada postagem. Veja quais são as melhores hashtags.
  4. Perguntas: Além da opção de enquete (que se baseia em, você gosta de X? Sim ou Não), é possível fazer perguntas nos stories. Por exemplo: “Qual série você me indica, e por quê?”, nesta opção a pessoa terá muito mais liberdade para responder e elaborar algo consistente e interessante, aumentando o envolvimento dos seus seguidores com você.
  5. Figurinhas: As figurinhas deixam os seus stories ainda mais bonitos e criativos, utilize-as sempre que desejar!
  6. Localização: Acrescente a localização da sua história, para os seguidores te acompanharem de perto.
  7. Hora: Acrescenta a hora em que foi publicada o seu stories.
  8. Temperatura: Ou então, acrescente a temperatura.
  9. Texto: Clicando na tela, você poderá escrever o texto que desejar. Só não se esqueça de que o mesmo não pode ser muito longo, pois dificilmente alguém irá parar a reprodução de stories para lê-lo, ok?
  10. Filtros: Assim que você já acrescentou todas as figurinhas, frases ou perguntas em seu stories, deslize o dedo da direita para a esquerda a fim de acrescentar filtros na sua história.

 

Viu só como é possível elaborar diversas postagens criativas e diferentes com os stories? Portanto, agora que você já sabe como utilizar cada uma delas, usufrua desta ferramenta e impulsione ainda mais o engajamento do seu Instagram.

Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *